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terça-feira, 30 de abril de 2013

A avaliação institucional é o ensino/aprendizagem


A avaliação institucional é parte integrante do processo ensino/aprendizagem” e ganhou na atualidade um espaço muito amplo nos processos educaciones em vária frentes de intervenções. Requer muito preparo técnico e uma grande capacidade de observação por parte dos profissionais envolvidos.
Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
Entre os objetivos da avaliação institucional podemos citar: a produção do conhecimento, questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição, a identificar as causas de problemas e deficiências, o aumento da consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários, o fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais.

Outros elementos importantes são: compreender a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição, a prática e o estímulo à prestação contas à sociedade, a efetivar a vinculação da escola com a comunidade.

Os princípios da avaliação institucional devem se dar em torno da continuidade e da participação ampla da comunidade da comunidade escolar (direção, alunos, professores, técnico-administrativos e pais) ocorrendo sempre em todas as etapas da avaliação.

É preciso que a mudar a concepção de que a avaliação institucional seja um instrumento de controle burocrático e centralizador e possa cada dia se transformar e um processo necessário de administração do ensino e uma condição para a melhoria do ensino e da pesquisa e como exigência de sociedade democrática.

Dessa forma a avaliação irá contribuir com a gestão, no sentido de crescimento da instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e nortear os caminhos educacionais.

Tornando-se importante subsídio para o diagnóstico, melhoria da instituição e de forma eficaz no auxílio para tomada de decisão no espaço escolar, tendo por objetivo rever e aperfeiçoar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola promovendo a melhoria, qualidade, pertinência e relevância das atividades desenvolvidas na área pedagógica e na administração.

Outra visão a ser abordada é de que a avaliação adotada pelo Estado avaliador baseia-se no paradigma “objetivista e tecnocrata” que acaba se chocando com a proposta de “gestão democrática”, pois muitas vezes as metas estabelecidas, em quadro geral, não com diz com a realidade da comunidade.

Valoriza-se, portanto, a realização de controle e a competição institucional, e se enfraquece a solidariedade e a cooperação. O conceito de uma educação baseado em metas nos obriga a trabalha com a prática individualista, tanto no âmbito da relação com os discentes, como também com os colegas docentes.

Com relação os paradigmas da educação é importante observarmos o pensamento de Dias Sobrinho (2004, p. 720) que nos esclarece que “o paradigma objetivista” tem sido largamente utilizado pelos governos e por agências multilaterais. Evidentemente, a quantificação, a objetividade, a comparabilidade são aspectos importantes de um processo avaliativo.

 Já Grego (1997, p.112) salienta que o mérito do paradigma subjetivista está na “estrutura de significados das atividades construtivas dos atores sociais onde o conhecimento é histórico-hermenêutico”.

O conceito de Grego fica caracterizado pela “ênfase no processo”, de “natureza formativa”, tendo como meta o “consenso”, a “tomada de decisões” que visem à mudança e à reestruturação institucional.

Neste caso, a avaliação apresenta-se como fenômeno político, de grande importância para o Estado e a sociedade, pois tem o poder de modelar sistemas e garantir determinadas práticas e ideologias e gerar possíveis impactos na educação.          

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