Escreva-se no meu canal

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Apologias a Tucídides - Marshall Sahlins


Marshall Sahlins, um dos mais brilhantes antropólogos contemporâneos, retoma nesse novo livro o debate sobre a relação entre cultura e história, e nos revela uma obra extraordinária em vários sentidos. Em primeiro lugar, porque estabelece um diálogo com o grego Tucídides ? o primeiro historiador a romper com o relato mitológico e a introduzir a política e a economia no pensar histórico.

Em segundo lugar, compara duas guerras distantes no tempo e no espaço ? a Guerra do Peloponeso e a Guerra da Polinésia ? para analisar como a cultura determina certos padrões de ação, que adquirem força histórica e podem acabar por decidir o rumo dos acontecimentos.
Finalmente, por esclarecer como os indivíduos se revestem de valores simbólicos a ponto de se tornarem determinantes da ação histórica, como o fascinante episódio da história do beisebol norte-americano em 1951, e o fenômeno Elián Gonzales ? único sobrevivente de um naufrágio de refugiados cubanos e que se tornou objeto de disputas internacionais.


"Este livro é uma espécie de suma da obra de Marshall Sahlins. Por isso mesmo apresenta e aprofunda algumas das principais questões da antropologia contemporânea." Da apresentação de Gilberto Velho"... para o público em geral, História e Cultura tem muito a oferecer como introdução a uma cultura não familiar e como nova perspectiva sobre nossa própria cultura."
Autor: Adam Kirsch, The New York Sun

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...