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terça-feira, 23 de abril de 2013

Qual a semelhança entre a filosofia e a fase da adolescência?


Autora: Maria Lúcia A. Aranha

É na puberdade e adolescência que o jovem começa a construção de uma consciência moral. Nesta fase, afetividade e inteligência sobrepõem o egocentrismo primitivo.
O pensamento evolui para formas mais elaboradas, sendo capaz de abstração. O adolescente converte a afetividade dominadora da fase egocêntrica em atos de reciprocidade e cooperação.
Na adolescência surge a possibilidade de fazer planos futuros, pois possui condições intelectuais e afetivas para traçar o que será da sua caminhada humana,

“pois a tendência é ampliar cada vez mais a experiência, e esta por sua vez se enriquece, aperfeiçoa a reflexão e a capacidade de se relacionar. A sabedoria do homem maduro está nesse exercício inesgotável, e por isso ele não cessa nunca de aprender: aprender a conhecer o mundo, aprender a liberdade, aprender o encontro com o outro, aprender a democracia.
Tudo isso não se faz automaticamente, pois é necessário aprendizagem. Se o adolescente não é estimulado a desenvolver a reflexão crítica, mas, ao contrário, se encontra submetido à educação dogmática (ou a nenhuma educação, como é ocaso dos excluídos da escola), é provável que muito dificilmente atina os níveis desejáveis do pensamento formal. Do mesmo modo, as pessoas devem ser educadas para a cooperação, sob pena de permanecer infantilmente egocêntricas, o que não é nada raro na sociedade individualista...

Assim, na fase de transição, em que se acomoda a uma situação cujo equilíbrio móvel ainda não foi atingido, o adolescente oscila entre o egocentrismo e a superação dele: vivendo a idade meta-ísica por excelência, o egocentrismo intelectual reside justamente na crença da onipotência da reflexão, como se não coubesse a ela explicar a realidade, mas esta, sim, devesse se adaptar à razão.


Do ponto de vista afetivo também há contradição, resultante da mistura constante de devotamento à humanidade, como um todo abstrato, e intenso egoísmo.” 

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