Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Enem 2013: cinco temas de redação que podem aparecer na prova

O tema da redação do Enem tem grande capacidade de mexer com a imaginação e a curiosidade dos brasileiros. Por ser a única prova em que os candidatos podem alcançar nota máxima, a redação deixa candidatos e professores extremamente apreensivos na reta final da preparação para o Enem. Alguns professores de redação que deram cinco palpites de temas que podem aparecer no exame.

Sustentabilidade

Braulio Fernandes, professor do Colégio Qi, acredita que a sustentabilidade pode ser utilizada como tema. “Para este assunto, as propostas de solução devem envolver a responsabilidade dos consumidores sobre a degradação do meio-ambiente”. O professor de redação Paulo Sergio Pedrosa concorda com Bráulio quanto ao tema. Para ele, a conscientização da população sobre as questões ambientais pode ser cobrada na prova. “Temas como reciclagem e conscientização do consumidor são plausíveis com o Enem”.


Energia

A questão energética também pode aparecer na prova. Os impactos ambientais e sociais gerados pela atual composição da matriz energética brasileira são apostas do professor Paulo Sergio. “Alternativas às fontes atuais de energia têm grandes chances de estar presentes na prova”, afirma.

Manifestações

Depois de se estabelecerem como marco na história política do país, as manifestações de junho podem surgir como tema de redação. Para Braulio, o engajamento dos jovens na luta por mudanças na cena política brasileira pode aparecer na avaliação.

“A juventude assumiu um protagonismo como não se via há décadas. Organizaram-se através das redes sociais. O virtual levou ao real, assim como aconteceu na Primavera Árabe. Essa pluralidade de assuntos que se relacionam às manifestações tornam o tema um bom palpite para o exame”, reflete Braulio.


Mobilidade urbana

A mobilidade urbana, que voltou à tona com toda a força durante as manifestações de junho, requer complexas soluções de candidatos na redação do Enem. O professor Braulio explica: “Os candidatos precisam mostrar como o tema afeta a vida da população, propondo soluções amigáveis do ponto de vista ambiental e econômico”. 

Mulher na sociedade atual

A mudança do papel da mulher na sociedade é outra aposta para o tema da redação. Depois de conquistarem o direito a voto em 1932, as mulheres atualmente ocupam a Presidência da República e são maioria no eleitorado brasileiro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Ao abordar o tema, o candidato deve fugir dos clichês, como o sexo frágil, por exemplo. “Uma boa solução é falar dos direitos que a mulher tinha no século passado e os que têm hoje, abordando os problemas que ainda persistem. Violência doméstica e disparidade salarial entre homens e mulheres são boas saídas”, conclui o professor Paulo Sérgio.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...