Escreva-se no meu canal

terça-feira, 2 de agosto de 2016

OPINIÃO: Se não mudar o cenário, Duque será reeleito; mas pode ser o maior vexame de um político em Serra Talhada

Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

A última pesquisa do Instituto Múltipla/Farol, mostrou mais uma vez a situação confortável do prefeito Luciano Duque (PT) com 51,3% das intenções de voto. Se mantido esse percentual o prefeito poderá ser reeleito com uma das maiores vantagens da história. Porém, é preciso ter cuidado com a soberba, já que a “cachaça 51” em excesso pode causa alucinações etílicas e uma baita ressaca.

A receita para o prefeito ser reeleito é a base de dose diária de equilibro e controle emocional, um deslize besta, como por exemplo, o gesto do então prefeito do Recife, Roberto Magalhães (DEM), que as vésperas da eleição de 2000 deu uma “banana” para a militância do PT e acabou com isso sendo derrotado nas urnas. Outro perigo é quando for necessário segurar uma queda nas pesquisas, ao mesmo tempo em que Victor Oliveira (PR) começar a crescer, gerando uma onda positiva em torno do candidato republicano. Essa onda, também chamada de efeito manada, pode destruir os planos do prefeito petista.

Enquanto isso, o candidato Victor Oliveira até o momento só vem captando os votos que eram destinados a Dr. Fonseca e a Marquinhos Dantas. Apesar do crescimento bastante considerado, o seu partido comete um erro estratégico ao priorizar a zona rural ao invés da área urbana. Visitas a feira livre, a porta de escolas e faculdades teriam mais efeito do que as que são feitas a sítios, pelos menos nesse momento. Para quem precisa ganhar a confiança do eleitor, ser conhecido passa a ser decisivo, principalmente em uma campanha tão curta. Por isso que o correto é que as informações saiam dos grandes grupos da sociedade (jovens, profissionais liberais, funcionários públicos, aposentados, donas de casa, formadores de opinião etc.) e depois cheguem à zona rural.

Para Victor vencer Luciano a estratégia de campanha tem que ter uma precisão cirúrgica, qualquer erro só favorece o petista. Também há que se destacar a necessidade da presença do secretário Sebastião Oliveira, que é o motivador desse grupo, é o comandante dessa tropa. Sem a presença dele as coisas ficam soltas, as peças chaves não cumprem o seu papel (os cardeais). Se não mudar o cenário Luciano será eleito com a maior diferença já vista em uma eleição municipal, mas se for derrotado, vai ser o maior vexame de um político na história de Serra Talhada. As peças já estão no tabuleiro… Então vamos ao jogo!

Um forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...