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sexta-feira, 31 de julho de 2009

Degradação no São Francisco

O desmatamento para produção de carvão ainda afeta gravemente a região da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aponta estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O carvão vegetal abastece principalmente a indústria siderúrgica de Belo Horizonte. Apesar da expansão de centros médios verificada de 2000 a 2007, o IBGE destaca a manutenção da carência de saneamento básico na região. O estudo foi encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente, que pretende concluir até 2010 o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da bacia. A região - formada por 506 municípios de Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal - representa 7,5% do território nacional e abrange 9,6% da população.São de Minas Gerais os cinco municípios de maior produção de carvão: Buritizeiro (34.686 toneladas em 2007), João Pinheiro (31.900 t), Pompéu (18.421 t), Felixlândia (17.826 t) e Corinto (16.201 t). Em toda a região, foram extraídas 349 mil toneladas no período, 13,8% da produção nacional. Os dados de extração vegetal são referentes a madeira nativa, portanto não incluem os de silvicultura (florestas plantadas). Neste caso, a produção na bacia atingiu 1.725.740 de toneladas em 2007 (45% do total no País). De novo, municípios mineiros aparecem como os maiores produtores: Lassance (336.868 toneladas), Buritizeiro (261.868 t), Curvelo (189.570 t), Três Marias (125.873 t) e João Pinheiro (125.441 t). O levantamento inclui apenas extrações autorizadas.
Além de Minas, os pesquisadores destacam as regiões de Xique-Xique (BA) e da Chapada do Araripe, na divisa entre Ceará, Piauí e Pernambuco. "O problema aqui é a lenha usada na produção de gesso. Estão acabando com a caatinga", diz o engenheiro florestal Iêdo Bezerra Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Semiárido, em Petrolina (PE), que colaborou com o estudo do IBGE. O responsável pelo ZEE da região, Luis Mauro Ferreira, da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério, reconhece que o uso da lenha "é amplo". "O problema não ocorre só no norte de Minas, para consumo em siderúrgicas e olarias. No resto da bacia, é a única fonte de energia", diz. "O problema é amplo.
Temos feito um trabalho de recuperação de áreas degradadas e de mudança da matriz energética. O mais difícil é fazer chegar a informação para a população local". O estudo aponta que apenas 7 dos 506 municípios têm alguma representação do Ibama. Sobre a questão do saneamento, Ferreira diz que foi traçado "horizonte de 20 anos" para que toda a bacia seja alcançada no Programa de Revitalização. "A área é muito grande.
Estamos caminhando para a solução a até 15 quilômetros da calha principal, e o objetivo é resolver o problema de esgotamento sanitário, principal contribuinte da poluição". A situação afeta tanto municípios mais desenvolvidos como aqueles estagnados economicamente - Brasília, Belo Horizonte, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são exceções. O IBGE destaca ainda o avanço da fruticultura (Juazeiro foi o maior produtor de manga do País, com 58% de participação) e da produção de grãos e de algodão. "O Brasil tem grande espaço para ocupar no mercado internacional e o semiárido tem muito a contribuir. ê possível compatibilizar esse aproveitamento econômico para diminuir bolsões de miséria que sobrevivem", avalia a geógrafa Adma Figueiredo, que coordenou o trabalho do IBGE.
Sobre o eventual impacto da transposição do São Francisco, ela declara: "Pode contribuir tanto para diminuir como para aumentar as desigualdades. Vai depender do rumo que se dará." Na região, 78% da água é usada para irrigação. Adma diz que a articulação da sociedade está crescendo. "Chama a atenção o fortalecimento da sociedade civil em busca de uma virada no interior do Nordeste, que era a terra do coronelismo, dos potentados rurais".


Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 27 de julho de 2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PAULO FREIRE

Pernambucano, nascido em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, Paulo Freire influenciou a forma de educar, de pensar o mundo e se relacionar com ele. Uma das motivações para a elaboração de sua visão pedagógica partiu de seus estudos sobre a linguagem do povo. O seu legado se firma na pedagogia do oprimido, da indignação, da tolerância, da libertação, da emancipação, da autonomia, do diálogo, da crítica, da pergunta, da democratização, da cidadania, da conscientização, da esperança e dos sonhos possíveis. A escola, nesse contexto, compreende a própria vida. Freire combatia a transferência mecânica do conhecimento, defendia a escola como instrumento de leitura crítica do mundo, da palavra, de valorização das histórias de vida e do universo vocabular dos grupos populares. A idéia seria alfabetizar para a conscientização, para a participação política e para a libertação. Multiplicar a reflexão crítica sobre a condição de opressão e exploração possibilitando mudanças.
Paulo Freire participou do Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, sendo um dos seus fundadores e primeiro diretor. Destaca-se, principalmente, o trabalho realizado em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde começaram as primeiras experiências de alfabetização – o Método Paulo Freire. Em 1963, foi chamado a Brasília para coordenar, no MEC, a criação do Programa Nacional de Educação. No período militar Paulo Freire foi acusado de subverter a ordem ao utilizar suas campanhas de alfabetização, sendo preso e exilado por mais de 15 anos. Esteve em países como Chile, Bolívia, Suíça, Tanzânia e Guiné-Bissau. Participou de consultorias educacionais e desenvolveu programas de alfabetização. Em 1980, voltou ao Brasil e assumiu cargos de docência na PUC-SP e na Unicamp. Entre 1989 e 1991, foi secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo. Seus livros mais conhecidos são a Educação como Prática da Liberdade e a Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Chegada do homem à Lua completa 40 anos

Enquanto 500 milhões de pessoas em todo o mundo se reuniam em torno de aparelhos de rádios e televisão, Armstrong desceu a escada do módulo sobre a superficie lunar."Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade", recitou Armstrong com a voz levemente distorsida pela distância e pelos equipamentos de comunicação. A frase ficaria marcada para sempre nos livros de história.Multidões ovacionaram o momento em que Armstrong foi alcançado por seu companheiro Buzz Aldrin, que descreveu a "magnífica desolação" da paisagem lunar, nunca antes testemunhada em primeiro plano vista da Terra. Desde então, apenas 12 terráqueos caminharam pela superfície da Lua.
AP
Astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrincolocam a bandeira americana na superfície lunar
Em plena Guerra Fria, o programa Apollo foi usado para provar o domínio americano na corrida espacial. Colocar uma bandeira dos Estados Unidos na superfície da Lua, em 1969, marcou pontos muitos importantes em relação à União Soviética.O programa Apollo, que tornou possível seis alunissagens bem sucedidas entre 1969 e 1972, começou oito anos antes, em 1961, quando o presidente John F. Kennedy lançou ao Congresso o desafio de levar o homem à Lua ainda naquela década."Creio que esta nação deve se comprometer em alcançar a meta, antes de terminar esta década, de aterrissar o homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra sem perigo", disse então Kennedy.A decisão de chegar à Lua estava acima de qualquer decisão política, disse John Logsdon, curador e especialista do Museu Nacional do Ar e do Espaço.A União Soviética foi a primeira nação a colocar um satélite em órbita, em 1957, com o lançamento do Sputnik e, em 1961, Yuri Gagarin se converteu no primeiro homem a viajar ao espaço."A União Soviética definiu o êxito espacial como a medida de poder e atração de uma sociedade moderna, e o presidente Kennedy decidiu que deixar um êxito espacial espetacular apenas para a URSS não era do interesse dos Estados Unidos", explicou Logsdon à AFP.A corrida espacial se converteu no símbolo da batalha da Guerra Fria pelo domínio entre ideologias enfrentadas e poderes mundiais polarizados.Em 1970, meses depois das alunissagens, o dissidente soviético Andrei Sakharov escreveu, em uma carta aberta ao Kremlin, que a capacidade dos Estados Unidos de colocar um homem na Lua provou a superioridade de uma democracia."A Nasa havia estudado uma missão à Lua antes da decisão de Kennedy e havia concluído que não existiam barreiras tecnológicas importantes", contou Logsdon. "No entanto, a experiência para construir os complexos sistemas requeridos para levar a cabo a missão era escassa".Graças à crescente prosperidade dos Estados Unidos e seus êxitos científicos e técnicos, o país colocou rapidamente em marcha o programa Apollo.
Os custos da missão foram calculados em US$ 25 bilhões em 1969, o equivalente a US$ 115 bilhões em cifras atuais e mais de seis vezes o atual orçamento da Nasa.

sábado, 18 de julho de 2009

PEDRA DO REINO

Agosto de 1578...Tomba morto em combate em Alcácer-Quibi, na África, o Rei Português D. Sebastião, em luta contra os mouros. O corpo do Rei, no entanto, não foi reconhecido entre os que morreram na batalha, fazendo circular em Portugal noticias de que o Rei não havia morrido e sim, era prisioneiro dos mouros, sendo enfeitiçado. Logo que o feitiço fosse quebrado, o Rei retornaria para restaurar a grandeza do reino português.As lendas criadas em torno do rei morto chegaram ao Brasil, trazidas pelos imigrantes, fazendo nascer aqui, principalmente no Nordeste, vários focos de fanáticos defensores do Sebastianismo, destacando-se os casos de Canudos, na Bahia e o da pedra Bonita, na Comarca de Serra Talhada.Ano de 1836...Na pequena Villa Bella, comarca de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, o mameluco João Antonio fugindo do seu habitual, aparece na rua, mostrando duas pedras brilhantes que afirmava tratar-se de diamantes que havia encontrado na lagoa Azul, perto do Sitio onde morava. Segundo João Antonio, o local da minha havia sido revelado a ele por D. Sebastião, e que próximo ao local existiam duas enormes pedras que na verdade eram as torres de uma catedral encantada, que juntamente com o rei desencantaria para se fazer renascer o tão desejado reino.Dizia ainda que para que se desse inicio ao processo de desencantamento do reino, teriam que ser cumpridas certas profecias, entre elas a que deveria casar com Maria, que era uma das belas moças da região e dessa forma aconteceu, atraindo ainda um grande número de seguidores.Junto com Maria, ele se muda para a pedra Bonita, que já estava sendo muito procurada por moradores de toda a região, fazendo nascer em volta um grande acampamento, que por ordem de João Antonio passou a ter características de um reinado.Devido a muitas pessoas começarem a abandonar a Vila e passarem a viver no “reinado de D. João Antonio e da rainha Maria”, as autoridades locais se preocuparam, levando o Padre Francisco Correia de Albuquerque a ordenar que o mesmo comparecesse na sede da Comarca, onde apreendeu os suposto diamantes e conseguiu isso sem nenhuma resistência do “rei”, achando as autoridades que tudo estava resolvido.No dia 17 de Maio de 1838, na Fazenda Belém, propriedade do Delegado de Policia da Comarca de Serra Talhada, Major Manoel Pereira da Silva, surge de repente um antigo vaqueiro da região, sumido já a muito tempo. Em prantos, ajoelha-se na frente do Major e implora perdão, contanto que era uma testemunha viva de um pesadelo que todos juravam ter acabado e que seu sumiço acontecera devido a ter sido levado para o acampamento da Pedra do Reino, o mesmo formado por João Antonio.Diante da incredulidade do Major, o vaqueiro falou que a comunidade agora era governada por um “rei” João Ferreira que assumira o trono logo após a partida de João Antonio.Até que a comunidade vivera uns tempos de paz, com o que chagavam mais moradores, atraídos pela promessa da formação de um reino onde não haveria pobres. Nos fins de semana, realizavam-se casamentos oficiados pelo “bispo” Frei Simão, investido pelo próprio “rei”.Ao termino da cerimônia,o “rei” distribuía entre os seus súditos uma bebida, que dizia tratar-se de um vinho encantado. Assim quando todos já estavam embriagados começava um tremenda orgia,na qual as novidades eram possuídas inicialmente pelo “rei”,Após o que passavam a ser propriedade coletiva. Nas manhãs de domingo, todos eram obrigados a ouvir as pregações do “Soberano”, que insista que somente regando as Pedras Encantadas com sangue, e que desencantariam D Sebastião,juntamente com seu reinado e sua catedral, ai então o “rei” desencantado. Assim quando todos se tornassem ricos, os pretos se transformariam em brancos e os velhos seriam jovens novamente. Todos que tivessem morrido pela salvação do reino retornariam à vida jovens, belos ricos e imortais.Entretanto, no dia 14 daquele mês, João Ferreira informou a seus seguidores que D. Sebastião estivera com ele durante a noite , dizendo estar triste com todos por não realizarem sacrifícios para restauração do seu reino (o sacrifício consistia em regar com bastante sangue as pedras, caso contrário, jamais ressuscitaria).A loucura tomou conta dos moradores do reino. Parecia que de repente todos haviam perdido a razão... como se fosse um sinal combinado, os guardas do “rei” puxaram seus facões e deram inicio a uma grande matança, executando mulheres, crianças, velhos e animais, o que foi prontamente seguido pela maioria dos presentes, que assassinavam suas companheiras, filhos e pais, e lambuzavam as pedras com o sangue das vitimas. Começava então o período sangrento do Reino Encantado da Pedra Bonita. O vaqueiro apavorado fugiu à procura da fazenda do Major, gastando três dias, escondendo-se no mato para não ser pego pelos Guardas do Reino Encantado.Ao final do terceiro dia de matança, o “rei” João Ferreira tinha lavado com o sangue de muitos as bases de duas Pedras da Serra do Catolé e terrenos subjacentes. Além das dezenas de corpos de homens, crianças e mulheres (entre os quais, seu pai, sua mulher e uma cunhada), foram sacrificados 14 cães, sujos corpos foram colocados aos pés das pedras em grupos simétricos, conforme sexo, idade e qualidade dos mesmo.Estava disposto a continuar a carnificina, quando no dia 17, pela manhã, Pedro Antonio (seu cunhado), indignado pela morte de suas irmãs e julgando-se com mais direito ao reino por ser irmão do 1º rei da Pedra do Reino, disse ao povo que D. Sebastião cercado de sua corte lhe aparecera na noite antecedente e reclamava a presença do “rei” João Ferreira, única vitima que faltava para operar-se o seu completo desencanto. E assim foi feito.Nascia então o terceiro e mais curto reinado, sob o domínio do novo “rei” Pedro Antonio. Antes disso, o povo foi forçado a quebrar a cabeça do rei anterior, a extrair-lhe as entranhas e atar os pés e as mãos do seu cadáver naquelas árvores, por causa dos berros, das roncarias e dos sinistros movimentos que ele depois de morto executava com a boca.A primeira medida do novo “rei” foi transferir-se, juntamente com os seus para outro local um pouco mais adiante das duas torres, no qual deviam desencantar D. Sebastião, visto que a fedentina era imensa, devido aos corpos alastrados pelo chão e já em estado de putrefação.Distante dali devia encontrar-se, no dia 18, com Simplicio Pereira, o Major Manoel Pereira da Silva, para juntos marcharem sobre a Pedra do Reino. Contudo, ao chegarem lá surpreendem-se com a mudança dos fanáticos e inicia-se grande combate entre as duas forças, não dando condições dos homens de Manoel Pereira utilizarem nem sequer suas espingardas. A luta foi de corpo a corpo com um grupo de loucos, cuja idéia era a de martírio e morte para ressurreição e vida eterna feliz no reino de D. Sebastião. Terminada a luta após duas horas do seu inicio, com fuga dos fanáticos e extermínio do Reino Encantado, restavam sobre o campo 22 cadáveres: o do “rei” com 12 dos seus seguidores, inclusive 03 mulheres e os de Cipriano e Alexandre Pereira da Silva – irmão do Major – fato este que o abalou profundamente. Ainda após a luta o Major e seu grupo, chega ao local, como havia combinado, o Capitão Simplicio Pereira, que travou novo combate com os fugitivos, desta vez, perdendo os adeptos do “Reino Encantado”,mas oito companheiros.Em Villa Bella, 11 Km distantes d Serra do Catolé, realizou-se o sepultamento dos irmãos do Major Manoel Pereira da Silva.Embora o primeiro “rei” da Pedra Bonita, tivesse abandonado a região, todos, principalmente a família do Major, atribuíram-lhe a responsabilidades pelas mortes acontecidos na região. Então, o Major enviou homens de sua confiança para trazerem o farsante, porém, na viagem de volta os emissários adoeceram gravemente de malária, e temendo que João Antonio fugisse, matam-no, havendo quem diga que trouxeram as orelhas do “cabra” para a Fazenda Belém. Outras fontes contam que na viagem de volta, ao passarem perto das “Pedras do Reino”, o fanático começou a entoar cânticos estranhos que atordoaram os guardas, que temendo morrerem ou permitirem a fuga do mesmo, acabaram com a vida dele, livrando assim definitivamente toda a região da influencia maléfica do farsante.As Pedras do Reino ou Pedras Bonitas localizam-se hoje nos limites das fronteiras dos municípios de Serra Talhada e São José do Belmonte, marco divisório natural dos dois municípios e ao mesmo tempo marcos vivos da histórias de um povo de todos os habitantes da região.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vitória para os funcionários

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PLS 507/2003) que reconhece os funcionários de escolas como profissionais da educação, mediante habilitação específica.
Após anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, essa conquista representa um “grito de independência” para a classe, como afirmou o coordenador nacional do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, João Alexandrino de Oliveira. “É um orgulho muito grande. Há 15 anos que estamos buscando por este reconhecimento. Agora, também somos, de direito, trabalhadores da educação”, comemora.O PLS é de autoria da senadora Fátima Cleide (PT – RO), ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondonia (Sintero) e da CNTE. A proposta altera um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (n°9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o Projeto faz justiça aos trabalhadores que sempre contribuíram com a melhoria do ensino, mas não eram reconhecidos por esse papel. “Isso tem que ser colocado em prática. Além disso, esperamos, definitivamente, acabar com as intenções existentes de terceirizar o serviço dos funcionários de escola. Este é um setor fundamental para a melhoria da educação”, diz.O secretário adjunto de políticas sindicais da CNTE, José Carlos Prado, afirma que este é um momento histórico, mas ainda existem outros desafios. Ele lembra que muitos estados ainda não oferecem o Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário). “Sem essa capacitação, os trabalhadores não se profissionalizam. Este é o próximo desafio a ser vencido”, pontua.Sobre o cursoO Profuncionário é um curso de educação a distância ou presencial, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativa nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Ele forma os profissionais nas seguintes habilitações: gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e manutenção da infraestrutura.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Qual a importancia da Camada de Ozônio para a existencia da vida na Terra?

O ozônio é um gás cuja molécula é formada por 3 átomos de oxigênio, ou seja O3.Você pensava que o oxigênio só formava O2?Estava enganado.O ozônio existe naturalmente nas camadas mais altas da atmosfera e forma uma camada ao redor de toda a terra. Entre as características do ozônio está o fato de que é capaz de absorver certos tipos de radiação, como os raios UV (ultra-violeta) do sol.A radiação UV é a parte da luz que nos queima quando ficamos muito tempo no sol.Exitem certos gases (CFC) que reagem com o O3 e transformam em O2. É isso que chamamos de destruição da camada de ozônio.Em certos lugares a camada de ozônio diminuiu muito e já causa efeitos nocivos para a vida.O aumento da radiação UV causa aumento da incidência de câncer de pele, maior aquecimento do planeta, além de todas as consequências indiretas, como mudanças climáticas,etc.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Taj Mahal (Índia)-As 7 maravilhas do mundo moderno


O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia

As Ruinas de Petra (Jordânia)-As 7 maravilhas do mundo moderno


Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.

Muralha da China (China)-As 7 maravilhas do mundo moderno


A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitectura militar construída durante a China Imperial.

Cristo Redentor (Brasil)-As 7 maravilhas do mundo moderno


O Cristo Redentor é uma estátua localizada na cidade do Rio de Janeiro, a 709 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. De seus 38 metros, oito estão no pedestal.

Machu Picchu (Peru)-As 7 maravilhas do mundo moderno


Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas“, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.

Chichén Itzá (México)-As 7 maravilhas do mundo moderno


Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Coliseu (Itália) - As 7 maravilhas do mundo moderno


Coliseu: O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edifícação.

Em pelo menos 90% das escolas estaduais de Serra Talhada os professores aderiram a GREVE


Mesmo com as ameaças e do terrorismo feito pelo governador Eduardo Campos, os professores da rede estadual, de forma corajosa aderiram à greve no município e também no restante do estado. É lamentável que em pleno o século XX, um governador eleito pelo voto popular, use a imprensa e os seus cargos de confiança para intimidar os professores, vale lembrar que é a GREVE é um direito constitucional, e acima de tudo é um exercício de cidadania. Fica a mensagem ao Sr. Eduardo Campos: “Quem com ferro ferre, com ele será ferido... 2010 vêm aí!”.

PROFESSOR PAULO CÉSAR GOMES

quarta-feira, 8 de julho de 2009

COMUNICADO DO SINDICATO DOS/AS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO - SINTEPE

Comunicamos aos estudantes, pais, mães ou responsáveis e a população pernambucana, que os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino estão em GREVE.
O governo do estado recebeu a pauta de reivindicações da categoria, no dia 25 de março de 2009, e até o momento não apresentou o percentual de reajuste salarial.
É importante informar que NÃO é a greve que prejudica os estudantes no ENEM, como afirmou o jornal Diário de Pernambuco no dia 7 de julho, mas a falta de professores/as e funcionários/as administrativos/as nas escolas públicas, porque até a presente data o governo não convocou os/as aprovados/as no concurso público para trabalhar, deixando escolas e estudantes desassistidos.
Atualmente o/a professor/a com formação de nível superior (quatro anos de estudos em uma faculdade) recebe o valor de R$ 762,00. O governo afirma estar pagando o piso salarial, quando na realidade descumpre a Lei Nacional.
Diante desses fatos, perguntamos: Qual o/a profissional que se sente motivado/a com esse tratamento?
Como educadores/as, também temos família, compromissos e não nos alimentamos e mantemos a mesma com notbooks, jornais, revistas, livros, nem com promessa de que pagará um prêmio salarial (14º salário) uma vez por ano. Necessitamos de salário digno, pago mensalmente e atualizado anualmente, como determina a Constituição Federal do Brasil.
Portanto, devido ao NÃO cumprimento integral da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do/a professor/a, ESTAMOS EM GREVE POR UMA VERDADEIRA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.

SINTEPE – CNTE – CUT

terça-feira, 7 de julho de 2009

Hoje é o dia do Xaxado em Serra Talhada, mas não vai ter nenhuma comemoração!


Temos o que comemorar?Temos sim, Serra Talhada se tornou conhecida mundialmente como a Capital do Xaxado e isso graças à iniciativa de guerreiros amantes do cangaço e da história de Lampião. Posso homenagear a todos através do Anildomar Willians (Domar) que realiza o Encontro Nordestino de Xaxado que já está no calendário festivo do Estado.Serra Talhada tem muitos grupos de xaxado e assim jovens são resgatados à cultura, muitas vezes saindo da ociosidade.A pena é que numa data como essa a Diretoria de Cultura, o Secretário de Turismo e a nossa Prefeitura Municipal não tenha programado nenhum evento para a comemoração do dia do Xaxado que hoje da muita visibilidade para a cultura da cidade. Sendo assim, NOTA 10 (Dez) todos que lutam para sustentar a cultura do xaxado.E NOTA 0 (Zero) para o Prefeito que segundo sua assessoria foi ontem (06) para a feneart. Ele talvez tenha esquecido que hoje é o dia do Xaxado, e para a Diretoria de Cultura e para a Secretaria de Turismo por não realizar nenhum evento no dia do Xaxado.


Fonte: Blog do Anderson Tennens

Fumaça do cigarro: Faz mal a Saúde

As maiorias das pessoas fumam na rua, mas quando chegam em casa o cheiro de cigarro na roupa e até no cabelo não deixam negar o uso do cigarro .
A pessoa pode até achar que se pegar uma
criança no colo apenas o cheiro do cigarro não vai fazer mal algum à esta, mas está enganado, pois o contato da criança apenas com o cheiro também é tóxico.
Pesquisas confirmam que após a fumaça ser extinta, permanece no ambiente um significativo nível de toxinas, pois a fumaça do cigarro contém cerca de 250 gases tóxicos, entre eles o hidrogênio cianide (usado em armas químicas), monóxido de carbono (também no escapamento do carro), butano (fluído para isqueiro), amônia (também usado em produtos de limpeza), tolueno (usado no thinner), arsênico (usado nos pesticidas), chumbo (usado nas tintas de parede), cromo (usado na fabricação do aço), cádmio (também nas baterias de carro), Polônia-2,0 (radioativo). Destes 250 gases que o cigarro gera onze são classificados como compostos carcinogênicos do grupo 1, ou seja, os mais cancerígenos.
Se você não fuma, agora você tem um bom motivo para não querer este vício, e quando você ver alguém fumando procure se manter longe da fumaça, pois a fumaça do cigarro faz mais mal do que o próprio cigarro.
Cuide-se!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os professores da rede estadual de ensino decidiram deflagrar greve a partir desta segunda-feira (6). A decisão foi tomada em assembleia realizada, pela manhã, no Intituto Educacional de Pernambuco (IEP), em Santo Amaro, área central do Recife.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Heleno Araújo, as aulas, que começariam na próxima quinta-feira (9), estão suspensas. "Hoje (6) era o dia de retorno dos professores", completa. Os alunos estão em recesso escolar e, como explicou Heleno, voltariam na quinta.
Em estado de greve desde o dia 11 de junho, a categoria quer a aplicação do índice de 19,2% estipulado este ano para reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério. Outra reivindicação é que um professor de nível médio que trabalha 30 horas semanais passe a ganhar R$ 1.132,40, ao contrário dos atuais R$ 712.
Os professores vão realizar passeta em direção ao Palácio do Governo. Na próxima sexta-feira (10), às 14h, um nova assembleia vai ser realizada em frente à Secretaria de Educação do Estado. Até lá, os grevistas esperam já ter uma posição do governo em relação às suas reivindicações.


Fonte: Portal JC

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Conselho aprova reforma ampla do ensino médio

BRASÍLIA – O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou ontem, por unanimidade, proposta do Ministério da Educação (MEC) que promove uma ampla reforma no currículo das escolas de ensino médio. Disciplinas tradicionais, como português, matemática e história, darão dar lugar a eixos interdisciplinares. Os alunos terão liberdade para escolher 20% das matérias e a carga horária vai aumentar das atuais 2.400 horas (800 por ano) para 3 mil (mil por ano). O objetivo de toda a mudança é tornar as escolas mais atraentes para os jovens.
O MEC considera que o ensino médio vive uma crise de identidade. Prova disso seria o desinteresse de parte da juventude pelos estudos. Pelo menos no modelo de ensino predominante na rede pública: nas escolas técnicas federais, ao contrário, as vagas são tão disputadas que é preciso promover vestibulares. “A escola tem que corresponder à expectativa dos estudantes”, resumiu ontem o ministro Fernando Haddad.

Num primeiro momento, o MEC vai financiar projetos inovadores apresentados dos governos estaduais. Os repasses terão início ano que vem e serão limitados a 100 escolas públicas. O investimento federal oscilará, ao todo, entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões, segundo Haddad. O dinheiro será divido pelas 100 escolas, o que sugere um teto médio de R$ 1 milhão.
O ministro evita dizer que o programa Ensino Médio Inovador é a grande aposta do MEC para tornar as escolas atraentes. Ele não quer melindrar os governos estaduais, responsáveis por 85% das matrículas. Afinal, o ministério não tem poder para interferir nas redes dos Estados e depende da adesão voluntária. Assim, a ideia é somar esforços para mudar o atual modelo, abrindo espaço para que cada rede proponha soluções distintas, desde que sintonizadas com o espírito da reforma.
Enquanto Haddad se esforçava ontem para passar a ideia de que o Ensino Médio Inovador é apenas uma de muitas iniciativas de diversificação do ensino, a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, foi mais direta: “Esperamos que essa proposta seja acompanhada, avaliada e possa se tornar uma política universal”, disse, em texto divulgado pelo MEC.
De acordo com o ministro, o Conselho Nacional de Educação promoveu alterações na proposta original. Uma delas, segundo ele, foi dar liberdade aos Estados para apresentar propostas inovadoras, desde que adequadas a algumas balizas, como o aumento da carga horária e a possibilidade de os alunos escolherem parte das disciplinas.
De início, o ministério pretendia também selecionar as 100 escolas com piores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A intenção foi deixada de lado a pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Segundo Haddad, o argumento é que a transição para o novo modelo poderia ser mais fácil em outras escolas.


Fonte: JC ON LINE

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...