Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Filarmônica de Serra Talhada


Em 1905, mais precisamente a 29 de agosto, a Filarmônica Vilabelense fazia sua estréia pelas ruas da então Vila Bella. Jamais imaginavam naquela época que seus acordes permaneceriam no ar por um século, embalando gerações e gerações de serra-talhadenses que até hoje se encantam com sua música.

A Filarmônica nasceu com a função de abrilhantar os festejos em louvor a Nossa Senhora da Penha, e teve com um dos seus fundadores o Capitão Antonio Timóteo.

Assim como hoje, a banda já no seu inicio passou por dificuldades tremendas, mas em 1916, depois de muitos altos e baixos, Luiz de Sá, alfaiate de sucesso, é convidado pelo Padre Mariano Aragon, então Vigário da cidade, para reorganizar a Filarmônica, tarefa que ele rejeitou de início, pois acreditava não ter condições de assumir tamanha responsabilidade, no entanto foi convencido por outros amigos que entraram com ele na empreitada, e assim, acabou por ser o mestre da banda até 1932.

A Filarmônica é sem dúvida um dos maiores patrimônios que a cidade possuí, e por unanimidade goza da simpatia da população.

As dificuldades enfrentadas pela centenária instituição ainda são muitas. Desde sua criação, em 1905, seus componentes exercem suas funções por pura doação, emprestando seus dotes para extraírem de seus instrumentos, músicas que encantam a todos.

Atualmente é administrada pela Fundação casa da Cultura de Serra Talhada que tem demonstrado interesse e respeito pelo trabalho desenvolvido pelos integrantes da Filarmônica e juntos estão tentando encontrar caminhos que possam de fato resgatar e reconhecer o verdadeiro valor da mesma.

Várias gerações de serra-talhadenses acostumaram-se a ouvir as marchas tocadas pela Filarmônica, que, principalmente na festa de setembro, sobem a praça garbosamente, enchendo o ar com um misto de orgulho e saudade. São dobrados que passeiam no tempo fazendo brotar do íntimo de cada um lembranças adormecidas, e fazendo nascer nas gerações futuras sentimentos que certamente serão relembrados quando novamente a Filarmônica subir a praça, na sua marcha firme a desafiar os anos, superando dificuldades com sons harmoniosos...Esperançosos.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...