Escreva-se no meu canal

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Governador, quando iremos fazer uma educação de qualidade?


Por André Ferrari (Comentário publicado no site Farol de Noticias) 

“Aproveitando o movimento nacional dos professores, aproveito o momento para pedir a sua ajuda para publicar esta notícia. A luta da educação profissional é muito maior do que aumento salarial. Pernambuco vive um ritmo de crescimento espetacular, mas faltam profissionais técnicos para ocupar as vagas existentes.

O Estado criou novas escolas, mas se preocupou com quantidade e não com qualidade. Os problemas são muitos: As escolas técnicas passaram a ser geridas pela Secretaria de Educação, antes era pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, e com isso são tratadas iguais às escolas regulares e a equipe da secretaria não entende devidamente o lado profissional.

Falta verba para manutenção dos equipamentos existentes, porque o enviado para as escolas técnicas é igual ou menor que uma escola comum, um absurdo.  Os professores técnicos são temporários e desde 2010 não tiveram nenhum reajuste. Já há uma desvalorização salarial em torno de 20%.

Do mesmo modo, estes profissionais não recebem nenhuma gratificação. Não há auxílio transporte, alimentação ou plano de saúde. – Os professores de Educação integral que na propaganda deveriam ganhar 199% de gratificação, já não ganham nem 100% mais porque existe um limite estabelecido por lei desde a época de Jarbas e ninguém corrige a lei.

Então é difícil encontrar professores que queiram sair da educação regular para integral, porque a diferença salarial é muito pouca. E os que estão na educação integral, a cada dia desistem.  Faltam laboratórios de alguns cursos e complemento básico em outros. Nas escolas novas, os galpões destinados aos laboratórios profissionais são um elefante branco.  As escolas não tem segurança em todos os horários.  As escolas não tem educador de apoio, secretário, bibliotecário, porteiro e nenhum assistente de laboratório.

Faltam professores da educação básica e também da educação profissional. Falta acervo bibliográfico nas bibliotecas.  O calor impera nos ambientes, pois não há climatização em muitos locais.  Muitas escolas estão em construção, com atraso nas obras. Eduardo Campos, quando iremos fazer uma Educação Profissional de qualidade?

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...