Escreva-se no meu canal

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Enem 2013 – A redação nossa de cada dia!

Estudar já virou rotina e pôr em dia todos os conteúdos do Ensino Médio é a meta de vocês para ser nota 1000 no Enem 2013, certo? O Blog do Professor Paulo César está afiado em tudo sobre Enem, desde aquelas notícias MA-RA-VI-LHO-SAS que saem todo dia até naquelas matérias que você precisa estudar, mas nem lembra mais porque faz tempo que viu!
Pensando nisso – dar uma força tamanho família – que a gente preparou a continuação de uma aula que dá o que falar: “Tio, como eu faço para que minha redação seja WONDERFUL no Enem 2013?  - Fácil, fica ligado no conteúdo abaixo que você vai ser nosso candidato superpoderoso no dia da prova!
Pelo Blog do Enem, você já viu os temas que caíram em redação até o ano passado e também várias dicas de como iniciar sua redação, certo? Mas e o resto, professor? Se liga na gente que a aula começou!

O texto dissertativo-argumentativo
Esse gênero textual é cobrado no Enem justamente por ser uma forma simples, rápida e eficiente do candidato mostrar seu ponto de vista – crítico – sobre um determinado assunto relacionado às situações-problema atuais, que ora vezes poderá estar relacionado com o Brasil.
Quanto a forma, o texto dissertativo-argumentativo é formado de partes que se relacionam, isto é, sua redação deverá ter uma sequência lógica entre as frases em si, assim como os parágrafos, que devem possuir uma coerência de ideias e argumentos!
A redação que o Enem 2013 irá cobrar – o texto dissertativo-argumentativo – deve possuir três partes principais:
1) A Introdução: você deve apresentar seu ponto de vista aqui.
2) O Desenvolvimento: você deve desenrolar seu ponto de vista com argumentos bons aqui. Dois parágrafos são o essencial.
3) A Conclusão: você deve finalizar seu ponto de vista aqui. Não esqueça que a redação do Enem exige que seja exposto soluções para a situação-problema para o tema visado pela prova.
Como fazer sua  introdução para a dissertação do Enem 2013
Como iniciar sua introdução você já sabe, certo? Vamos agora trabalhar nela para fecharmos com chave de ouro esse primeiro parágrafo da redação do Enem 2013? Fique ligado com a gente e tire nota 1000 no Enem 2013!

Você pode iniciar sua introdução de várias formas, mas em todas elas, o recomendável é não passar de 3 a 4 linhas. Após isso, apresente a situação-problema que o Enem 2013 visar à construção da redação colocando seu ponto de vista e sua argumentação que irá trabalhar durante toda a redação, desde a introdução até a conclusão. Por fim, feche sua introdução com uma ideia simples, mas forte, sobre sua argumentação. Utilizar exemplos de jornais, de revistas, de livros de Literatura, de músicas, de documentários ou filmes que tenham uma forte ligação com sua argumentação poderá deixar sua redação mais interessante ao leitor/corretor!

Veja abaixo uma introdução construída especialmente para o Blog do Professor Paulo César:
Desde a História Antiga, a mulher foi vista de diferentes formas: escrava, bruxa, no chão-de-fábrica e desprovida de prazer. Essa histórica inferiorização da mulher mostra como a supremacia machista sempre esteve à frente na sociedade governada pelo gênero masculino e, ainda, caracterizou a motivação de importantes revoluções feministas a partir do século XX. Uma revolução sexista modificadora da História do Homem e da mulher.

Na primeira frase, vemos como uma informação histórica pode mostrar seu conhecimento em História Geral e/ou do Brasil: Desde a História Antiga, a mulher foi vista de diferentes formas: escrava, bruxa, no chão-de-fábrica e desprovida de prazer.

Depois disso, vemos a situação-problema e os pontos de vista: Essa histórica inferiorização da mulher mostra como a supremacia machista sempre esteve à frente na sociedade governada pelo gênero masculino e, ainda, caracterizou a motivação de importantes revoluções feministas a partir do século XX.

E por último, a finalização da introdução com adjetivos que expressam a opinião do candidato: Uma revolução SEXISTA MODIFICADORA da História do Homem e da mulher.

Gostaram galera? Fiquem atentos ao Blog do Professor Paulo César e saibam mais sobre como construir suas redações para o Enem 2013. Aproveitem essas dicas e tentem construir introduções sobre os seguintes temas:


1. A globalização e os megaeventos esportivos no Brasil.
2. Diminuição da Maioridade penal.
3. Casamento Homoafetivo.
4. Educação e a Tecnologia.
5. Álcool versus Trânsito.
6. Desarmamento e a Violência.
7. Direitos dos indígenas.
8. Violência nas escolas.
9. Gasto vs necessidade energética.
10.Tecnologia a favor do ser humano.
Fonte: Geração Vestibular.

Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...