Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 8 de maio de 2017

VIAGEM AO PASSADO: Serra Talhada já teve voos comerciais na década de 50

Por Paulo César Gomes


Durante a pesquisa para a nossa dissertação de mestrado em História, pelo PPGH/UFCG, descobrimos que bem antes da empresa Azul sonhar em realizar voos comerciais a partir do aeroporto de Serra Talhada, uma outra empresa aérea já disponibilizou esse tipo de operação.
A pioneira foi a Aeronorte, que oferecia voos que saiam da capital Recife, em direção ao interior de Pernambuco, entre as cidades que constava no roteiro estava Serra Talhada.

Vários anúncios publicitários foram publicados no Diário de Pernambuco feitos pela empresa durante mais de três meses, entre 1950 e 1951. Apesar dos esforços durante a pesquisa, ninguém foi encontrado para falar sobre a empresa Aeronorte, assim como fotos de pouso ou decolagens dos aviões bimotores que pertenciam à empresa.

A história da aviação em Serra Talhada trás um fato curioso e peculiar para a maioria das cidades brasileiras, isso porque o avião chegou à cidade antes do trem. Enquanto as aeronaves aterrissaram em nossa cidade no início dos anos de 1940, as locomotivas puxando seus vagões só chegaram em 1957.

O primeiro registro de que aviões a pousaram em Serra Talhada é datado de 02 de setembro de 1941. O primeiro avião a aterrissar foi pilotado pelo Capitão Teófilo Otoni e trazia na tripulação o interventor federal Agamenon Magalhães, também fazia parte da comitiva o General Mascarenhas de Moraes.

A aeronave aterrissou na cidade às 10h da manhã, pouco tempo depois outro avião com representantes vindos do Rio de Janeiro também pousou no campo. Segundo a reportagem do Diário de Pernambuco da época, cerca de cinco mil pessoas marcaram presença.

Infelizmente não existe registro em imagens da inauguração da pista de pouso. No entanto, uma fotografia, datada de 11 de setembro de 1950, registra a reação popular à chegada de um avião que também trazia Agamenon Magalhães.

A pista de pouso ficava localizada no bairro da AABB, na extensão da atual Rua José Joaquim de Lima.


Nenhum comentário:

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL - SUCESSÃO

        QUESTÕES DISSERTATIVAS DE SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA QUESTÃO 1 :  João fez um testamento para deixar um dos seus 10 imóveis para seu gra...