Escreva-se no meu canal

segunda-feira, 17 de julho de 2017

VIAGEM AO PASSADO: Nos tempos de Edésio e seus Caps e do certificado de virgem em Serra Talhada

Por Paulo César Gomes 



A foto em destaque é de uma apresentação da histórica banda “Edésio e Seus Red Caps”, vale destacar a delicadeza com a qual o jovem casal dança pelo Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST).  Nesta imagem, possivelmente dos anos 1960, percebesse que os cantores Rui Grudi e Antonieta Pereira ainda não faziam parte do grupo.

Dois fatos chamam atenção para o período em que a foto foi feita. A primeira, é a presença de uma mulher entre componentes da banda, situação rara, pois na época o preconceito era grande em relação à participação feminina  em grupos musicais e também em festas.

Uma das primeiras jovens a participar de um grupo passou pouco tempo, já que ela teve um relacionamento amoroso não aceito pela sociedade e acabou tendo que ir embora de Serra Talhada.

O outro é referente à presença de moças no CIST.  As regras no clube eram rígidas e as moças só poderiam entrar acompanhadas, um dos objetivos era impedir a entrada de “moças faladas” e de má reputação. Conta-se que uma moça certa vez teve que fazer um exame com um médico conhecido da época, para provar que era virgem. De posse do documento, enfim, ela conseguiu entrar no clube.

Nenhum comentário:

pop up livro 2

Untitled Document